Loading...
Alimentação

12 Dicas Práticas Para Suas Crianças Gostarem de Frutas e Legumes

O quê fazer para seus filhos gostarem de frutas e legumes

Eu sou mãe e fazer minhas crianças comerem legumes, era um grande desafio.  Não era  uma tarefa fácil, depois que elas  conhecem as batatas  fritas do McDonalds, ainda na tenra idade.

Felizmente, este é um desafio que conseguiu superar e minhas filhas amam comer diariamente frutas, lugumes e verduras, quer seja no café da manhã, no lanche e até mesmo após o jantar.

 

www-38-300x201 12 Dicas Práticas Para Suas Crianças Gostarem de Frutas e Legumes

1-  Lidere pelo exemplo

Na minha opinião é a melhor maneira de fazer com que seus filhos adquiram o hábito de comer frutas e vegetais.

Se eles  virem você comê-los com uma base regular…  É  provável  que eles vão comê-los, também.

Isso funcionou muito bem em  meu caso. Comer frutas  regularmente, e ter legumes nas refeições, agora faz parte do nosso estilo de vida. Eu Cresci assim… e claro é assim que quero criar minhas filhas.

Claro,isto não é uma regra, existem casos em que, os pais comem  frutas, mas as crianças não.

E há casos onde, nem os pais  e nem  as crianças querem saber de legumes ou verduras em seus pratos.

Se você está na última categoria, não espere  ver seus filhos comerem  legumes, frutas e verduras.  Afinal, se você não está comendo, por que eles deveriam?

2-  Frutas e legumes, começe cedo

É muito  importante começar cedo, quando eles ainda são bem pequenos, servindo frutas e legumes.

A princípio, eles não irão gostar de cada sabor, mas isso, é normal e esperado.

Quanto mais eles experimentam, maiores são as chances de gostarem de alguns.

Tente oferecer as frutas sazonais que, contêm  um sabor doce  tais como Morangos, Maçãs Vermelhas e Melancia.

Você pode cortar as frutas em pedaços pequenos e torná-los fáceis de mastigar, deixá los comer com as maozinhas nuas  para que, eles possam  sentirem  o sabor a cada mordida.

Ter uma alimentacâo saudável é um habito. Se você introduzir este hábito desde cedo, eles continuarão se alimentando saudávelmente após crescerem.

3- leve-os ao supermercado

As criaças adoram escolherem os itens certos nas  prateleiras, e colocá-los em um saco.  Se você leva-los ao supermercado, na seção de  frutas e legumes, você verá que  eles repetirão o processo por si mesmo.

www-17-300x266 12 Dicas Práticas Para Suas Crianças Gostarem de Frutas e Legumes

Isto  é  muito importante, porque mais tarde, em casa, eles  serão mais propensos a comerem algo que eles escolheram sozinhos, ao invés de alimentos trazidos pelos pais. Vão comê-los e sentirem-se orgulhosos de suas realizações.

4- Cozinhe com as Crianças

Novamente, se você incentivar seus filhos a se envolverem na preparação dos alimentos, você aumenta em muito, as chances deles comerem todos os alimentos preparados, até o final.

Programe-se com antecedência, escolha uma boa receita que contenha  legumes e verduras, e convide as crianças para participarem do processo de cozimento.

Se você fizer isso  3 ou 4  vezes(supermercado e cozinha) juntos, ficará surpreso com os resultados.

5-Prepare e sirva frutas enquanto estiver jogando ou assistindo TV

Não espere que, eles parem para ir até a cozinha, e apanhem frutas pra degustarem, enquanto eles estiverem assistindo TV ou jogando vídeo game.

Você deve dar o primeiro passo. O que funciona, é você preparar uma boa tigela de frutas coloridas, cortadas em pedaços, e servir na sala ou mesmo em seus quartos onde eles estão jogando.

Tente ter diferentes tipos de frutas, com cores diferentes na tigela.

Certifique-se de que  as crianças estejam preparadas para o consumo (se elas reclamarem das cascas, retire-as) e corte as frutas em pedaços pequenos,  e sirva como lanche.

6-Explique-lhes os Benefícios Nutricionais e de Saúde

Invente histórias  falando do benefícios das frutas e legumes, tanto no valor nutricional, quanto para a saúde ou use as figuras de seu heróis  (por exemplo o Popeye comendo espinafre)

Diga frases do tipo; comer frutas e legumes, “te ajudará a ficar mais alto”  ou  “você irá correr mais rápido” ou “você ficará mais forte, mais musculoso”,  ou ” voce terá mais saúde, e não precisará ir ao médico pra tomar injeção”.

Estes exemplos sempre funcionam.

 

7. O que as pesquisas dizem  e como os outros pais o fazem?

Em poucas aalavras, 70% das crianças que, estão crescendo nesta década, no mederno mundo ocidental,  não comem   a recomendada dose  diária de frutas e legumes.

É uma porcentagem muito grande, e infelizmente o resultado é o crescente aumento da taxa de obesidade, e de várias outras doenças cardiovasculares.

Como pais, é nossa, a responsabilidade de mudar esta tendência, encontrando com muita  paciência, uma maneira de convencer nossos filhos, de que, as  frutas e os legumes em nossa dieta, são essenciais para nossa saúde.

Além dos 6 métodos acima Sugeridos, outras maneiras que os outros  pais usam são:

Servi-Los, Antes do Jantar -Uma ótima ideia é servir os legumes como aperitivo, antes do jantar.   As crianças   irão comê-los, pois elas estarão com fome.

Jantar vegetariano– De vez em quando você pode servir alimentos,mas com diferentes frutas e legumes. Eles não terão escolha entre outros alimentos (especialmente carne) e serão obrigados a comê-los.

Adicioná-los à sua comida sem que eles percebam -Se eles não gostam de ver  legumes em seus pratos, você pode adicioná-los, de uma maneira sútil.

Por exemplo,  você pode adicionar tomate, pepino e alface no hambúrguer assim, eles comerão os vegetais,também.

Se eles não querem comer, então deixe-os beber -Talvez  as crianças não estejam a fim de comerem os   morangos crus, mas aceitariam contentes, uma boa vitamina de morango com leite, batidos no liquidificador.

Recompensa – Trocar  recompensas por comida não é um método sugerido, mas com certa moderação, você pode usar o sistema de recompensa , quando se tratar defrutas e legumes.

Por Exemplo: Se você planeja servir sorvete como sobremesa, você pode  informar-lhes que, só ganharão o sorvete se eles comerem uma fruta.  Se o sorvete for o preferido, eles comerão a fruta em questão de minutos.

Torne tudo divertido – Dê nomes divertidos para os alimentos, ou corte-os em formatos engraçados, isso pode te ajudar, ainda mais se, você acompanhar o jantar com uma histórinha engraçada.

Como dica  final, não tente introduzir muitas mudanças ao mesmo tempo. Ninguém gosta de mudar seus hábitos alimentares de um dia para o outro. É melhor ir fazendo lentamente,e obter resultados ao longo dos meses, ao invés de introduzir  tudo de uma  só vez.

Querer força-los a aceitarem frutas e legumes, de uma hora pra outra, só irá faz com que eles rejeitem estes alimentos, e assim sendo, não os comerão nem quando forem adultos.

Fonte: Calorie Secrets
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *